terça-feira, 26 de maio de 2009

Rota tem novo comando e uma árdua missão


Uma vez policial de Rota, sempre policial de Rota. A frase dita pelo tenente-coronel Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada resume o sentimento de toda a corporação – assumida por ele no final da tarde desta segunda-feira (25), durante solenidade de passagem de comando do 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” (Rota), no bairro da Luz, na Capital. A troca de comando se deve ao fato de o coronel Airton Alves da Silva ter sido destacado para comandar o CPA/M-3, após promoção. Para o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, a histórica unidade da PM está em festa, não só pelo novo comando, “fenômeno que por si só traz novas esperanças, revigora a tropa”, mas porque “o evento tem tudo para ser um marco, um autêntico divisor de águas, como adiante se verá”.

Pouco mais de 16 horas e o Quartel da Rota, no bairro da Luz, estava lotado. Além de parte do efetivo, oficiais, autoridades políticas, convidados e jornalistas disputavam o espaço, que ao centro contava com um palco erguido em local estratégico, para a solenidade de passagem de comando do 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”.

A emoção do coronel Airton Alves da Silva, que deixa o comando do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) para assumir o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 3 (CPA/M-3) não foi diferente daquela resumida pelo novo comandante, o tenente-coronel Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada. Com apenas 47 anos de idade, trinta deles destinados à Polícia Militar, Telhada contou sua estreita relação com a Rota, iniciada em 23 de junho de 1976, quando se apresentou, pela primeira vez, no Batalhão Tobias de Aguiar. Dezessete anos após deixar o BPChq, Telhada retorna, agora no comando, prometendo melhorar o atendimento ao povo paulista.

Para o novo comandante, “ser da Rota não é simplesmente usar boina preta e braçal... É dedicar-se, de corpo e alma, ao policiamento de São Paulo...” Além de ressaltar a importância de seus familiares nesta jornada, o tenente-coronel agradeceu ao secretário da Segurança Pública por ter lhe confiado esta missão. “Vamos usar maciçamente as ferramentas de inteligência policial na queda da criminalidade”, disse Telhada, ao ressaltar que “o policial é o maior bem da corporação”. Disse, ainda, que a Rota respeitará o cidadão sem baixar guarda, e que uma de suas missões é “colocar os criminosos sob o peso da lei”.


Tempo de mudar

Para o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, é tempo de mudar: “Agir com rigor no combate ao crime violento não significa incursionar para o abuso, descambar para o mau combate ou implantar a barbárie. Há que se ter atitude, bem por isso, esta data é significativa e tem tudo para ser um marco”.

Ferreira Pinto também salientou que com as mudanças ocorridas “a Rota deve voltar ao lugar que ocupava, com destaque e eficiência no combate aos criminosos violentos, audaciosos, desafiadores e covardes”.

E destacou: “A Rota começa a mudar pelo seu comandante. A tropa é o espírito do chefe”. Portanto, para ocupar o posto de comando, “só poderia ser alguém que fez história nessa tropa, que arriscou a vida por centenas de vezes, que foi baleado, que agiu com reconhecida bravura em oportunidades distintas, para fazer valer o princípio da autoridade do Estado e o restabelecimento da ordem”. E complementou: “Não há, com esse perfil, referência mais eloquente do que o tenente-coronel Paulo Adriano Lopes Telhada”.

E, olhando para a corporação, complementou: “A missão é árdua, mas a conseqüência será resultado do profissionalismo de todos vocês. A Rota pode ser imitada, jamais igualada”.

A solenidade foi encerrada no início da noite com o desfile de viaturas e, no Salão Nobre do Quartel da Rota, a inclusão da foto do coronel Alves na Galeria de Comandantes do 1º BC.
FONTE: SSP/SP

Um comentário:

  1. oque se faz ,quando seu cunhado e sequestrado e durante a açao dos bandidos eles fazem e inalar cocaina .roubam seu carro tiram td do carro e depois ainda dao r$20,00 para ele vim embora ,ainda ameça ele de morte.olha espero que vc conheça um caçador de bandido porque os mesmo acabaram de fazer novas vitimas .que pane que nossa policia lokal nao tem a mesma tatica que a tobias de aquiar.lembrando que estou levantando .e ja chequei em uma quadrilha que e de sao miguel e vieram para ka algum tempo. estao agindo nessa regiao de cezar de souzaja exiete 3 caso de sequestro relanpago do mesmo genero eles agem entre as 20:00hs as 4:40 eles pegam trabalhadores sao covarde segundo umas das vitimas eles usam capuz.todos armados com pistola nao ja estao moderno ,esse comentario e do meu cunhado e de outra vitima .perfil entre 24a30 de idade usam um gol preto .(entra no diario de suzano pagina sequestro relempago em mogi)gostaria muito da presença da força da rota aqui nossa populaçao esta muito com medo desse marginais lugar de bandido e na cadeia que pena que minha policia lokal nao esta tao preperada asssim sao meus comentario eu fico ao desporpor em colaborar.detalhe como sao de fora pegam carro aqui pra roubar fora ,e os carros roubados tambem vao para fora

    ResponderExcluir