segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais de 11 toneladas de pescados são apreendidas em Ilhabela

Uma denúncia anônima culminou com a apreensão de 11,8 toneladas de pescados em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, durante uma operação iniciada na sexta-feira e concluída no sábado. Uma multa de R$ 154 milhões foi aplicada aos 24 suspeitos, que estavam em quatro embarcações numa área de preservação ambiental. Eles foram indiciados e pagaram fiança para responder ao processo em liberdade.

Eram 20h30 de sexta-feira, quando dois policiais militares ambientais iniciaram o patrulhamento embarcado em mar aberto, entre as ilhas da Vitória e Buzios, para checar uma denúncia de que haviam barcos pesqueiros na área, que está interditada para a pesca de arrasto de parelha, conforme decreto nº 53.525, de 08 de outubro de 2008.

Na área de preservação ambiental, os policiais avistaram os barcos Indaiá, Ingá, Cigano do Mar e Cigano do Mar IV, onde estavam 24 pessoas. Nas quatro embarcações e nos 50 metros de rede entre as ilhas foram apreendidos 11,8 toneladas de pescados diversos. Os 24 suspeitos foram detidos em flagrante e levados para a Delegacia de Polícia de Ubatuba, para o registro da ocorrência.

Todos foram indiciados por pescar em período proibido ou em lugares interditáveis, mas acabaram liberados após o pagamento de fiança, para responder ao processo em liberdade. Além disso, a Polícia Ambiental aplicou multa de R$ 154 milhões aos infratores. Os pescados apreendidos foram doados para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ubatuba, para ser distribuído entre as entidades carentes da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário