terça-feira, 15 de março de 2016

Após reportagem investigativa de irregularidades no CDP de Caraguá, SAP determina apuração rigorosa

O secretário da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), Lourival Gomes, determinou à Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário, “rigorosa e imediata apuração” das denúncias mostradas sobre o CDP de Caraguatatuba, em reportagem investigativa que foi ao ar neste domingo 13/03 no programa “Fantástico”, da Rede Globo. A reportagem flagrou presos, que deveriam estar em regime fechado, circulando fora dos muros do presídio e regalias como participação de festas na casa do diretor dentro da unidade.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), afirmou que a apuração está em andamento desde fevereiro, quando o secretário tomou conhecimento das denúncias que “nenhuma irregularidade será ou é admitida pela Pasta”.
A nota cita que o CDP de Caraguá realiza trabalho de reintegração social de presos por meio de atividade laboral. Cerca de 85 presos da unidade que são provisórios e não têm obrigação de trabalhar, são contratados por uma empresa para confeccionar prendedores de roupa dentro do próprio presídio.
“A confraternização mostrada na reportagem foi realizada na casa do diretor, que mora com a família dentro do perímetro da unidade. O evento foi uma confraternização entre os funcionários, que se cotizaram para comprar a carne e a bebida do churrasco. Não houve nenhum custo ao erário público”, cita a nota.
Quanto ao fato que mais chamou a atenção neste episódio, que foi a participação de um detento em uma festa de confraternização na casa do diretor, a SAP informa que a situação está sendo investigada.
Com relação aos lagos existentes na área do CDP para criação de peixes, na última sexta-feira 11/03, o DAAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) realizou uma inspeção e emitiu auto de infração pela captação da água sem a devida outorga. De acordo com a nota, a SAP adotará as medidas cabíveis para regularização da obra.
Sobre o preso que matou a esposa dentro da unidade quando esta o visitava, a Secretaria informou que a vítima estava cadastrada na lista de visitantes e o fazia regularmente. “O assassino foi transferido do CDP, sendo solicitada ao Poder Judiciário a internação dele no Regime Disciplinar Diferenciado por 360 dias, prazo máximo permitido por lei. O pedido da SAP ainda está sob análise da juíza responsável”, finaliza a nota.
A reportagem
Na reportagem veiculada no Fantástico, é mostrado que pelo menos três presos foram flagrados na área externa do CDP. Dois deles estão condenados há 14 e 20 anos por assassinato e o terceiro pegou 25 anos de reclusão por ter encomendado o assassinato da mulher para ficar com o dinheiro do seguro.
Um deles aparece em uma festa de confraternização na casa do diretor do CDP, Renato Benetti, que fica em uma área isolada do complexo prisional. O diretor não quis gravar entrevista, mas negou as acusações.
Segundo funcionários da unidade que mantiveram o anonimato na matéria da Rede Globo, os três presos participavam com certa frequência das festas na casa do diretor e teriam regalias no presídio.
Na matéria, é citado também que o CDP é alvo de investigação devido à morte de uma manicure pelo seu marido, nas dependências do presídio, durante uma visita íntima.
Outra denúncia é uma captação irregular de água de uma nascente na Serra do Mar que abastece um pesqueiro na unidade prisional, que teria sido feita por alguns presos. No local, há cerca de um quilômetro do presídio, há barragens, caixas d´água e tubulação que leva água até o pesqueiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário